Ação de formação no âmbito do 14º Encontro Nacional de Química Física

Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-110604/21 - Nº de horas acreditadas:13 (0.5 crédito)

Conteúdos da Ação

Professores de química - Grupo 510
Programa Completo da Ação

Metedologias de realização da ação

A Ação desenrola-se a dois níveis: 1- assistência e participação nas palestras, potenciando as oportunidades de contacto e troca de experiências entre os professores e os investigadores ; 2- participação nas oficinas onde os temas serão abordados numa perspetiva didáctica, usando métodos, contextos e locais diversificados.
 

Regime de avaliação dos formandos

A avaliação terá por base os parâmetros:
  • A) participação/contributos nas sessões;
    B) Elaboração de um relatório individual de reflexão crítica relativo aos benefícios na participação do encontro e, em particular, ao seu valor formativo para o professor.
Os parâmetros terão a ponderação A (40%); B (60%).
A classificação do formando será formalizada numa escala de 1 a 10 de acordo com o previsto no Regulamento para acreditação de ações de formação contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Aos formandos que tenham estado presentes em pelo menos 2/3 das horas de formação e concluído com aproveitamento positivo será passado um Certificado de Formação correspondente a 0,5 créditos.
 

Bibliografia fundamental

  • Arends, R.I.; Aprender a Ensinar (sétima edição), McGraw-Hill, 2008. ISBN: 978-84-481-6010-4.
  • Eilks, I. & Hofstein, A. (Eds.).; Teaching Chemistry – A Studybook: A Practical Guide and Textbook for Student Teachers, Teacher Trainees and Teachers, Rotterdam: Sense Publishers., 2013.
  • Herron, J.D.; The Chemistry Classoom: Formulas for Successful Teaching, Washington: American Chemical Society, 1996.

Publicado/editado: 28/01/2021