Plano formativo 2025/2026, inscrições para breve!
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-135634/25
Nº de horas de formação acreditadas: 25 h
Regime de frequência: e-learning
Destinatários: Professores dos grupos 510, 520
Formadores com Certificação:
Isabel Cristina Ribau Fernandes Coutinho
Apresentação
A Ação “Ensino e Aprendizagem em Química para um desenvolvimento Sustentável- o caso do feijoeiro” integra-se na apresentação e desenvolvimento de atividades que promovem os 17 objetivos de desenvolvimento Sustentável, em simultâneo com o desenvolvimento das aprendizagens essenciais e de competências de investigação e comunicação, em professores e alunos. Esta formação será Hands-on e Minds-on em regime e-learning. A modalidade e-learning possibilita uma aprendizagem flexível e acessível a professores em diferentes regiões, em sintonia com a Agenda 2030, que enfatiza a mobilização de recursos e tecnologias para capacitação. Essa abordagem reforça o papel dos docentes na promoção de um ensino de qualidade e sustentável.
Objetivos a atingir
- Apresentar aos professores estratégias de ensino motivadoras;
- Reforçar os conhecimentos (teóricos e práticos) dos professores na área da Sustentabilidade), Química Verde e Química Sustentável;
- Reforçar os conhecimentos (teóricos e práticos) dos professores na área da investigação;
- Apresentar e utilizar tecnologias educacionais em química- utilização de ferramentas digitais, simulações e recursos online para melhoria das práticas de ensino e aprendizagem em química e da compreensão de conceitos químicos;
- Apresentar e desenvolver atividades promotoras de desenvolvimento de competências científicas nos alunos;
- Conceber atividades investigativas: a questão problema; como planificar e investigar; como avaliar o projeto de investigação;
- Desenvolver competências de recolha de dados (variáveis dependentes, independentes e de controlo; recolha de dados; elaboração de tabelas, etc.) e análise de dados (elaboração de tabelas e gráficos; quando utilizar médias e/ou gráficos);
- Identificar processos e aplicações informáticas de recolha de informação: onde? e como? Ajudas da AI.
Conteúdos da Ação
- Alterações Climáticas: desafios na saúde, alimentação e sociais; Química verde e Sustentabilidade;
- Ensino e Aprendizagem de Química à luz dos 17 ODS. As aprendizagens essenciais e o seu impacto nas metodologias de ensino e aprendizagem no ensino de Química;
- Um novo olhar para as aprendizagens essenciais – Introdução aos “Systems Thinking” para a educação em química;
- A água (os vários “tipos de água”) - análise de água no laboratório no ensino básico e secundário- dureza, pH, resíduo seco-As Estações Laboratoriais (Ensino prático/laboratorial em aula) ou trabalho de campo;
- Pesquisa de informação e utilização de AI no trabalho do professor (aplicações de Inteligência artificial). Utilização de programas informáticos para recolha de dados (variáveis dependentes, independentes e de controlo; recolha de dados; elaboração de tabelas, etc.), tratamento de dados e análise de dados (elaboração de tabelas e gráficos; quando utilizar médias e/ou gráficos). Competências de comunicação em ciências. A escrita de artigos científicos e a apresentação de informações científica;
- Competências científicas e competências de investigação. Estratégias que promovam o desenvolvimento de competências científicas e de investigação em alunos do ensino básico e secundário. Promoção da autonomia, responsabilidade e pensamento criativo de professores e alunos;
- Alguns fatores que interferem no crescimento de plantas: “Fatores que interferem no crescimento do feijoeiro: o pH, a radiação solar, a salinidade e nutrientes” - aprendizagens essenciais do 8.º e 11.º;
- Implementação de um projeto de investigação- O Crescimento de um feijoeiro- fatores que o influenciam (Ensino prático/laboratorial “fora da sala de aula”).
Metodologias de realização da ação:
Esta ação de formação desenvolve-se na sua totalidade em contexto online, e-learning. Nas componentes teóricas serão usados o método expositivo e o método demonstrativo. Para promover o pensamento crítico e uma participação ativa durante a formação será utilizado o método interrogativo e ativo. Durante a formação os conteúdos serão desenvolvidos, em articulação com as aprendizagens essenciais, estratégias metodológicas e didáticas acompanhadas de propostas de avaliação. Os conteúdos serão apresentados de forma a fornecer aos professores conhecimentos aprofundados dos mesmos, de forma que os professores possam planificar a sua implementação em sala de aula. Irá ser uma formação integrada, em que os professores irão desenvolver um projeto em casa (O crescimento do feijoeiro) para que possam entender o seu impacto no desenvolvimento de competências científicas e de comunicação, aplicar o mesmo nas suas turmas e desenvolver outros projetos.
Regime de avaliação dos formandos:
A avaliação será baseada na elaboração de uma reflexão crítica individual (formulário fornecido pelo Centro de Formação da SPQ) relativa ao valor formativo da Ação, referindo os tópicos que poderão ser implementados nas aulas e quais os benefícios pessoais decorrentes da participação na formação. (40%). Os formandos terão ainda de apresentar a atividade prática realizada em casa e os resultados obtidos, utilizando diferentes aplicações/plataformas (usando a plataforma genially, worldwall, entre outras) adequando-a a um ano de escolaridade específico. (60%) A classificação será formalizada numa escala de 1 a 10 valores, de acordo com o previsto no Regulamento para Acreditação de Ações de Formação Contínua do CCPFC (9 de maio de 2016). Será atribuído um certificado aos formandos que, além de terem participado em, pelo menos, 2/3 do número total de horas da formação, tenham obtido avaliação positiva.